O que é Biozinc?
Biozinc é um suplemento alimentar de zinco e contém 2mg/0,5mL de zinco na forma de gliconato de zinco.
Quais as funções do zinco no organismo?
O zinco é um oligoelemento importante para saúde, influenciando a função de mais de 300 enzimas de diferentes órgãos e sistemas. Dentre suas diversas atribuições, destacam-se sua função antioxidante, seu papel no crescimento e desenvolvimento do organismo, no funcionamento do sistema imunológico e no funcionamento intestinal. O zinco é necessário para a manutenção da integridade da mucosa do intestino. Uma mucosa intestinal saudável é a primeira barreira à entrada dos microorganismos presentes nessa região.
Evidências científicas também sugerem que níveis adequados de zinco favorecem a multilicação e diferenciação das células intestinais quando essa é agredida. O zinco parece, também, participar do transporte de íons através da membrana das células intestinais e, desta forma, tem papel na regulação da perda de água nas fezes.
De onde vem o zinco presente no organismo?
Os níveis circulantes de zinco no sangue são determinados pelo equilíbrio entre o que é ingerido na dieta, e o que é efetivamente absorvido pela digestão e o que é eliminado ou "perdido" pelo organismo.As melhores fontes alimentares de zinco são carnes vermelhas, miúdos, ovos, ostras e mariscos. No entanto, a simples presença do nutriente na dieta não garante sua utilização pelo organismo, pois alguns fatores podem afetar a quantidade que ficará livre e disponível para utilização. A absorção de zinco pode sofrer influência de vários fatores como, por exemplo, a presença de grandes quantidades de ftatos (substâncias encontradas em alimentos de origem vegetais) na dieta. Por outro lado, a eliminação ou "perda"de zinco pode estar aumentada em algumas situações, como nos episódios de diarreia.
Quando os suplementos de zinco podem ser utilizados?
A suplementação de zinco é indicada nos indivíduos com deficiência de zinco de diversas causas.
O zinco (substância ativa deste medicamento) é contraindicado em pacientes com cálculo renal (pedra nos rins) com eliminação de oxalato pela urina, pacientes com insuficiências renais graves (deficiência no funcionamento do rim) e pacientes que apresentam hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos seus componentes.
Gravidez e lactação
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Este medicamento é contraindicado para menores de 10 anos.
A sugestão de uso, como suplemento alimentar, para crianças, é de 0,5ml 1 vez ao dia. Doses maiores podem ser utilizadas sob prescrição médica.
Cuidados na administração:
Gestantes, nutrizes e crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.
Altas doses de zinco (30 mg ou mais) podem causar náuseas, vômitos e diarréia.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe a empresa sobre ao aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Ingredientes:
Zinco (gliconato de zinco); Veículo: maltitol, água purificada e glicerol. Aroma: idêntico ao natural de guaraná; Conservante: sorbato de potássio; Edulcorante: sucralose.
Alguns medicamentos podem interagir com o zinco:
- - Corticosteróides aumentam a sua oxidação (inativação);
- - Salicilatos inibem a absorção no intestino;
Inúmeros fármacos com propriedades quelantes (que eliminam metais da circulação) podem diminuir os níveis plasmáticos de zinco, tais como: etambutol, cloroquinas, dissulfiram e penicilamina. Clorotiazidas e glucagon causam aumento da perda de zinco pela urina.
Interação Severa
O zinco diminui o efeito das tetraciclinas.
Interação Moderada
Suplementos orais de ferro podem ter sua ação diminuída pelo zinco. O zinco também pode diminuir o efeito de outros fármacos como a cloroquina, hidroxicloroquina, bifosfonatos e quinolonas orais.
Este medicamento pode ainda interagir com penicilinamina, valproato de sódio e etambutol.
Medicamentos contendo zinco podem interferir na ação de certos antibióticos como: tetraciclinas, cefalexina ou ceftibuteno. Recomenda-se um intervalo de 03 (três) horas entre a ingestão de zinco e esses medicamentos.
Medicamentos contendo zinco também podem alterar o efeito de medicamentos fitoterápicos e vitaminas.
Não administrar suplementos de zinco, cobre e ferro ou suplemento de fósforo ao mesmo tempo. O melhor é espaçar estes produtos por duas horas, para ter total benefício da suplementação da dieta. Acúmulo de zinco pode ocorrer em casos de falência renal.
O Zinco quando combinado com certos alimentos pode não ser absorvido, por isso, os seguintes alimentos devem ser evitados ou ingeridos duas horas após a tomada do zinco: farelo, alimentos contendo fibra, alimentos contendo fósforo como leite ou aves domésticas e cereais integrais
Características Farmacológicas
Mecanismo de Ação
O zinco é um oligoelemento ativo em uma variedade de funções celulares, incluindo transdução de sinais, transcrição e replicação. O zinco também é essencial para a linfopoiese e quando há deficiência de zinco há também depleção das células precursoras das células T e B. O zinco é muito importante na resposta imunológica mediada por essas células e desenvolve importante papel na maturação e proliferação dos linfócitos, influenciando a produção de anticorpos, sendo assim muito importante na manutenção de resposta imune.
Farmacocinética
Absorção:
O zinco é absorvido primariamente no duodeno e íleo. Após a absorção, o zinco é ligado à proteína metalotioneína no intestino. O Zinco endógeno pode ser reabsorvido no íleo e cólon, criando uma circulação enteropancreática do zinco.
Proteína de Ligação
O Zinco é 60% ligado à albumina; 30 a 40% ligado a alfa-2 macroglobulina ou transferrina; e 1% ligado a aminoácidos, primariamente histadina e cisteína. Zinco é armazenado primariamente em células sanguíneas vermelhas e brancas, mas também no músculo, osso, pele, rim, fígado, pâncreas, retina e próstata.
Tempo para pico de concentração:
Aproximadamente 2 horas.
Eliminação:
Primariamente fecal (aproximadamente 90%); com uma menor extensão na urina e na perspiração.
CAC
Central de atendimento a clientes
0800 701 6900
cac@ache.com.br
8h00 às 17h00
Receita | Não, Isento de Prescrição Médica |
Bula | Veja a Bula |
Tipo do medicamento | Outros |
Princípio Ativo | Zinco |